domingo, 21 de outubro de 2012

Como ensinar poesia na escola?


Poesia!  Ela está voltando com força renovada. Poesia é sinônimo de emoção estética.  É a força da palavra usada para mexer com o emocional humano.

Ela nos leva pelo mundo mágico da imaginação, dos jogos linguísticos, das ideias escritas com rima, com ritmo.

A poesia não é somente fruto do significado, mas também do significante.

E as figuras de estilo são importantíssimas para criar um texto interessante. Um texto que capture o leitor. Atualmente, as figuras de estilo são assunto de estudo em cursos de redação publicitária, de propaganda e de marketing. As figuras de estilo aumentam a expressividade, a emoção do texto.  E todos os poetas queremos escrever e ouvir textos que entusiasmem, com palavras que energizem as ideias.

Geralmente, consideramos três tipos de poemas: lírico, dramático e épico. O lírico possui ritmo e musicalidade e está relacionado à música. É devemos lembrar que as crianças gostam de música, de canto, de declamar poemas, de brincar com palavras e escrever poemas.

Por isso, as aulas de poesia para crianças devem ser lúdicas. Confesso que pensei muito nesse assunto ao escrever o livro "O grande poeta – figuras de estilo e poemas divertidos", publicado pela Matrix editora - http://www.matrixeditora.com.br/

O livro "O grande poeta" da Matrix editora é um livro que diverte enquanto ensina como escrever poemas.  As crianças vão aprendendo as figuras de estilo enquanto brincam com as palavras. Crianças gostam do jogo linguístico.   O aprendizado não pode ser rígido nem cansativo. Os alunos necessitam divertir-se, brincar  com palavras e ideias. Podemos dizer que as crianças gostam de poetizar.

Na realidade não ensinamos a escrever poesia, só orientamos. Cada criança terá uma reação diferente. O educador deve respeitar essas diferenças.

É  necessário fazer ênfase nos efeitos de sonoridade, de imagens, de movimento.  A finalidade das aulas de poesia para crianças é despertar o espírito poético. Estimular o gosto pela poesia. Não podemos esperar que todos sejam poetas, mas que apreciem ler poemas, declamar, escrever.

A poesia para crianças pode começar com "jogo de palavras". O educador coloca uma lista de palavras que rimem e solicita que os alunos criem poemas com essas palavras.

Outros estímulos também podem servir para criar poemas. Por exemplo: falar sobre a metáfora e solicitar aos alunos que escrevam metáforas.  Depois  elaborar o poema baseando-se em alguma metáfora. É preciso dar liberdade.

Alguns alunos farão poemas de pequenos de dois versos (dísticos) enquanto outros escreverão poemas longos. O professor deve estimular a produção poética e entender que alguns alunos terão mais capacidade criativa. O trabalho não é julgar os poemas, mas estimular a criação poética.

O livro "O grande poeta" que publiquei pela Matrix editora é um guia para que os pequenos possam entender essa arte maravilhosa, que é a arte poética.

Isabel Furini é escritora e poeta premiada. Contato: isabelfurini@hotmail.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COALA (Poema)


O coala é um bicho engraçado,
e é muito preguiçoso,
ele não faz exercícios,
mas ele é muito habilidoso.


O coala sobe nos eucaliptos
e como folhas e mais folhas,
dorme exposto à chuva e ao Sol,
e não usa chapéu nem cachecol.



Isabel Furini é autora da coleção "Corujinha e os filósofos".

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O gato malhado


Ficou triste e solitário
o lindo Gato Malhado!

Ele vivia estressado,
por isso ele perdeu
uma linda namorada
para um lindo Gato preto
que gostava de contar piadas.


Mas ele aprendeu a lição,
e quando conheceu Anabela,
ele contou uma piada
e até cantou uma canção:
Miau, miau, miau, miau.

E o lindo Gato Malhado
encontrou seu grande amor.

quinta-feira, 15 de março de 2012

EU QUERO SER ESCRITOR -Novo livro de Isabel Furini

Um livro que analisa o gênero literário crônica será lançado em 27 de Março, 19 horas, no Palacete dos Leões, Av. João Gualberto, 530, Curitiba - entrada franca.
Maiores informações e-mail: isabelfurini@hotmail.com

No final do livro "Eu quero ser escritor - crônicas"de Isabel Furini, publicado pela editora Instituto Memória, o leitor encontrará trabalhos de diferentes autores. O artista plástico Carlos Zemek foi um dos autores convidados e escreveu a crônica "No mundo dos sonhos". No evento o público também poderá apreciar a exposição "O mundo dos sonhos" de Carlos Zemek.
Para ver as obras do artista clique aqui

sábado, 10 de março de 2012

Livro infantil ensina sobre nutrientes

Livro de Adélia Maria Woellner ensina de maneira divertida que os alimentos naturais ajudam a manter a saúde.
Ilustrações de Heliana Grutzien.




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vida nos Andes



Quadro do artista plástico Carlos Zemek.

Tamanho da Tela: 20x25 cm - Valor: R$180,00 -VENDIDO.
Tema: Inspirado em minhas viagens pelos Andes, encontrar casas feitas em pedra perdidas em meio ao nada é algo comum nos andes. A sobrevivencia é possível no deserto graças ao gelo acumulado nas montanhas.


clique aqui para entrar no blog de artes plástica de Carlos Zemek
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...